Tenjo Tenge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jovens passam noite abraçados em rocha

Ir para baixo

Jovens passam noite abraçados em rocha Empty Jovens passam noite abraçados em rocha

Mensagem  MGSMike Sex Ago 01, 2008 3:00 am

"31 Julho 2008 - 15h00
S. Pedro do Sul: Perderam-se num passeio pelo rio Teixeira

Passaram a noite abraçados, em fato de banho, em cima de um rochedo, no rio Teixeira, São Pedro do Sul (Viseu), para conseguirem resistir ao frio. Ao fim de 12 horas, o grupo de 17 pessoas foi resgatado por um helicóptero que, ao início da manhã de ontem, se juntou às buscas que estavam já a ser desenvolvidas desde a noite anterior por bombeiros e GNR. Todos estavam bem, apesar do cansaço.



Os 11 jovens, rapazes e raparigas com idades entre os 16 e 17 anos, e os seis monitores, que passaram a noite ao relento, faziam parte de um grupo de 71 pessoas de Lisboa, que estava acampado na Quinta de S. Francisco, próximo de Cercal. Segundo o monitor, José Maria Azeredo, o grupo perdeu-se quando regressava de um passeio ao longo do rio, no qual participavam 61 pessoas.

Numa zona onde existe uma bifurcação, o grupo que vinha atrás tomou a direcção errada. Como estava a anoitecer, optou por não prosseguir. Instalou-se em cima de um rochedo e, para evitar a hipotermia, os jovens tiraram as roupas molhadas e "iam-se abraçando", aguardando pelo nascer do Sol, explica o padre jesuíta António Trigueiros, que estava com o grupo. Garantiu que não houve pânico, mas que "foi duro combater o frio".

Já se preparavam para descer do rochedo e regressar ao acampamento, que se encontra 500 metros, quando foram localizados pelo helicóptero. Os jovens e monitores foram resgatados e transportados para a Capela Nossa Senhora dos Milagres, em Lomba de Arões, onde rezaram e entoaram cânticos, saindo meia hora depois tapados com cobertores. Tomaram o pequeno-almoço na aldeia e, segundo José Maria Azeredo, "estão óptimos e até se divertiram durante a noite". O grupo, que divide as actividades entre a Quinta de S. Francisco e a Quinta de Passos, mantém o campo a funcionar.

Este é o quarto passeio realizado por este grupo de familiares e amigos no rio Teixeira. O percurso começou às 16h00 e tinha uma duração prevista de três horas. Além do objectivo lúdico, o campo de férias tem também uma vertente espiritual.

PRECAUÇÕES

SEM COMUNICAÇÕES

Os telemóveis não têm rede na zona. Henrique Pereira, do CDOS de Viseu, sugere a instalação de antenas.

PROTECÇÃO CIVIL

Quem vai para o rio deve informar a Protecção Civil. Se se perder, é melhor procurar um ponto alto e não sair do local."

Fonte: Correio da Manhã
MGSMike
MGSMike
Admin. Deus

Número de Mensagens : 14
Idade : 34
Data de inscrição : 30/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos